Títulos Públicos

Tesouro Nacional – Títulos Públicos

São títulos emitidos pelo governo, por meio do Tesouro Nacional, com a finalidade de captar recursos para financiamento da dívida pública, e para projetos na área federal como educação, saúde, tecnologia, infraestrutura etc.

São títulos considerados de risco zero pelo mercado, porque você empresta dinheiro ao governo Federal e recebe o pagamento de juros.

Preço dos títulos públicos

O preço unitário, valor pelo qual são negociados, é a soma de todos os pagamentos futuros trazidos a valor presente pela taxa de desconto (taxa de negócio). Ou seja, taxa e preço são inversamente proporcionais. Se um sobe, o outro desce. A única exceção é a LFT, que dia a dia, é corrigida pela taxa Selic.

Tipos de títulos públicos

TÍTULOS RENTABILIDADE CARACTERÍSTICAS
NTN-B IPCA + juros Juros semestrais e o principal no vencimento
NTN-B Principal IPCA + juros Juros + principal no vencimento
NTN-C IGP-M + juros Juros semestrais e o principal no vencimento
LTF Selic Juros + principal no vencimento
NTN-F Juros Predefinidos Juros semestrais e o principal no vencimento
LTN Juros Predefinidos Juros + principal no vencimento

LFT

São títulos pós-fixados vinculados à taxa SELIC.

Indicados em que momentos: Ciclo de alta das taxas de juros. Momento contracionista da economia. Geralmente após um longo período de alta dos índices de inflação.

LTN e NTNF

São títulos prefixados, ou seja, na data de aplicação é conhecida a rentabilidade da operação, caso os ativos sejam levados até o resgate.

Indicados em que momentos: Fim do ciclo de alta, manutenção ou início de ciclo de baixa da taxa de juros.

NTNB

São títulos indexados à inflação. Rendem juros mais a inflação medida pelo IPCA, indicador oficial do governo federal para medição da inflação. Os ganhos do investidor corresponderão aos juros que superarem o índice da inflação.

Indicados em que momentos: Ciclo de medidas expansionistas que irão aumentar o consumo e, consequentemente, puxar os preços da economia como um todo. Também são indicados para períodos longos, para garantir ganho real da aplicação.

AGENTE UMA VISITA COM UM DE NOSSOS ESPECIALISTAS

* Conteúdo adaptado do site da XP Investimentos: www.xpi.com.br