Fundos Imobiliários

O que são Fundos Imobiliários?

Os Fundos Imobiliários são condomínios de investidores, semelhantes aos fundos de ações e renda fixa, administrados por instituições financeiras e fiscalizados pela CVM. Têm por objetivo aplicar recursos no desenvolvimento de empreendimentos imobiliários ou imóveis prontos, como hotéis, shopping centers, edifícios comerciais, escolas, loteamentos etc. Do patrimônio de um fundo, podem participar um ou mais imóveis, parte de imóveis direitos a eles relativos, entre outras opções.

Criados em junho de 1993 pela Lei 8.668 e regulamentados pela CVM em janeiro do ano seguinte, através das Instruções nos 205 e 206, os Fundos de Investimento Imobiliários brasileiros reúnem atualmente, cerca de R$ 2 bilhões aplicados em 60 fundos aproximadamente.

Por serem fundos fechados suas cotas não têm resgate. Assim como as ações, o caminho natural é a negociação através da Bolsa ou do Balcão Organizado (SOMA).

Quais são as principais características dos Fundos Imobiliários?

Os rendimentos para pessoas físicas são isentos de Imposto de Renda (nas condições informadas abaixo). Têm o patrimônio dividido em cotas, que são valores mobiliários de renda variável. São, obrigatoriamente, administrados por instituições financeiras.
Precisam aplicar, pelo menos, 75% de seu patrimônio em bens e direitos imobiliários.
São fundos fechados, não havendo resgate das cotas. Para liquidar o todo ou parte do investimento, o cotista vende suas cotas a terceiros, como no caso das ações de companhias abertas.

Quais são as principais vantagens desse tipo de investimento?

  • Torna o investimento imobiliário acessível mesmo aos pequenos e médios investidores, através do fracionamento via emissão de cotas.
  • É um investimento em imóveis com a mobilidade das transações financeiras, evitando as complicações com escrituras, certidões etc.
  • O fundo dá um ambiente de transparência para as operações imobiliárias, além de contar com imóveis escolhidos por especialistas no setor.

 

AGENTE UMA VISITA COM UM DE NOSSOS ESPECIALISTAS

* Conteúdo adaptado do site da XP Investimentos: www.xpi.com.br